Residencial Mal. Rondon

sexta-feira, 4 de maio de 2012

O imóvel foi entregue, e agora para mobiliar?

CANOAS-RS – Uma das maiores conquistas dos brasileiros é a realização do sonho da casa própria. No entanto, muitas vezes, nem tudo sai como o planejado. É comum os proprietários receberem o imóvel sem ter uma reserva para reformá-lo ou mobiliá-lo. Nesses casos, o que era um sonho pode acabar virando um pesadelo.

Segundo o economista e professor do MBA Gestão de Riscos da Trevisan Escola de Negócios, Cláudio Gonçalves, nesses casos, o principal passo é realizar um planejamento.

“O proprietário não pode agir por impulso ou empolgação e assumir novas dívidas, na euforia de se mudar”, explica Gonçalves.

Planeje sempre

O especialista ainda explica que, nos casos em que o proprietário já mora sozinho, ele deve aproveitar os móveis que tem e não adquirir mais dívidas, no impulso de comprar tudo novo. “As pessoas geralmente têm a ideia de casa nova tudo novo, mas esse é o primeiro passo para cair no endividamento. As famílias devem sempre lembrar que, além das prestações do financiamento, tem os gastos com o condomínio, entre outras despesas”, avalia Gonçalves.

O arquiteto e designer Marcelo Guimarães, da Riko Construtora e Incorporadora concorda que é bom se planejar para juntar uma renda extra e ir adquirindo os móveis aos poucos, e também olhar com criatividade para móveis e objetos que você tem em casa há anos e que podem ajudar a compor um visual aconchegante e pessoal junto com outros móveis novos que serão imprescindíveis no apartamento novo. "Uma cristaleira antiga, um toca-discos vinil, uma cadeira da vovó podem receber uma repaginada e ainda trazer memória e valorizar sua história de vida", complementa Marcelo.

Aproveite seu imóvel novo

Os proprietários devem ter cautela, fazer um orçamento, se livrar do impulso e manter o pé no chão. Faça com que essa nova fase seja comemorada tanto na entrega do apartamento quanto na efetiva mudança.

Planeje, envolva a família no processo, compre revistas de decoração, namore lojas e utensílios, peça dicas de nossos consultores e use o  os recursos que planejou para este momento, sempre com bom gosto e curtindo este momento único na vida de qualquer pessoa: a conquista do imóvel próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário